Salvador
Vice-prefeita de Salvador e candidata à reeleição na chapa de Bruno Reis, Ana Paula Matos (PDT) conduziu o evento Mobiliza Social, na noite da última terça-feira (21), no comitê central da campanha majoritária, na Av. Bonocô. O encontro discutiu os avanços e ações da Prefeitura na área social da capital baiana, além de apresentar novas propostas.
“Salvador tem vivido uma transformação social. Temos avanços concretos em favor dos mais vulneráveis, das pessoas com deficiência e da inclusão em todas as suas formas. Nossa gestão tem investido fortemente nas áreas mais pobres, nas pessoas que mais precisam, e em tecnologias sociais que estão criando uma Salvador mais justa para todos”, disse Ana Paula, que já comandou a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
Dentre os avanços de Salvador nesta área estão as sete unidades do Restaurante Popular Vida Nova inaugurados por Bruno Reis neste ano: Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, São Cristóvão, Mares e Valéria. Eles se somaram aos equipamentos de Pau da Lima e São Tomé de Paripe, que já existiam. Juntos, os espaços já distribuíram mais de 260 mil refeições gratuitas apenas em 2024.
Além disso, o município mantém 19 Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) para pessoas adultas ou grupo familiar que estejam em situação de vulnerabilidade social, totalizando 913 vagas. As estruturas somam-se com os três Centros Pop (Centro de Referência Especializada para Pessoas em Situação de Rua) e as oito UAI voltadas especificamente para o público menor de 18 anos, com mais 332 vagas.
Salvador também tem investido em infraestrutura, e inaugurou neste ano o novo CRAS de Valéria no padrão modelo, com mais espaço e facilidades para funcionários e atendidos. Ao todo, são 28 unidades de CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e sete CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social).
A Prefeitura ainda mantém os programas de Aluguel Social, que ajuda financeiramente as pessoas em vulnerabilidade social a pagarem por um imóvel, com 20.371 beneficiados no momento. Há ainda os auxílios Emergencial (2.524 beneficiários) e Natalidade (19,471). Em 2024, a Sempre iniciou um projeto piloto para capacitar e empregar pessoas em situação de rua. A iniciativa já acolheu 50 pessoas.
Comments