Operação no Rio é a maior em 15 anos e a mais letal do Estado
- Equipe do Blog

- 29 de out.
- 1 min de leitura
Brasil

O Rio de Janeiro vive a maior operação de segurança em 15 anos e a mais letal de sua história recente. A Operação Contenção, que mobiliza 2,5 mil policiais civis e militares nos complexos do Alemão e da Penha, já deixou ao menos 64 mortos — superando a operação do Jacarezinho, em 2021, que teve 28 mortes.
Segundo o governo estadual, a ação é resultado de um ano de investigação e 60 dias de planejamento, com o objetivo de capturar lideranças do Comando Vermelho e conter a expansão da facção. Até o momento, foram 81 presos, 72 fuzis apreendidos e grande quantidade de drogas recolhida.
O governador Cláudio Castro afirmou que o Estado atua “com força máxima” e classificou o confronto como combate ao “narcoterrorismo”, citando o uso de drones, bombas e armamentos pesados por criminosos.
A capital entrou em estágio 2 de atenção, com vias interditadas e mudanças em mais de 100 linhas de ônibus.
De acordo com pesquisa da UFF e do Instituto Fogo Cruzado, o Comando Vermelho foi a única facção a expandir território entre 2022 e 2023, passando a controlar 51,9% das áreas dominadas por grupos criminosos no Grande Rio.










Comentários