O Spotify vai demitir cerca de 1.500 funcionários para reduzir custos em uma terceira rodada de cortes de empregos este ano, disse o CEO Daniel Ek na segunda-feira ao anunciar uma “mudança significativa” no negócio de streaming de música.
“O crescimento económico abrandou dramaticamente e o capital tornou-se mais caro. O Spotify não é uma exceção a essas realidades”, escreveu Ek em uma carta aos funcionários publicada no site da empresa.
Ele disse que a empresa havia debatido fazer cortes menores no próximo ano e em 2025. “No entanto, considerando a lacuna entre o estado de nossa meta financeira e nossos custos operacionais atuais, decidi que uma ação substancial para dimensionar corretamente nossos custos seria a melhor opção para alcançar nossos objetivos”, acrescentou.
“Para ser franco, muitas pessoas inteligentes, talentosas e trabalhadoras irão nos deixar.”
Ek disse que reuniões individuais com a equipe afetada aconteceriam antes do final do dia de terça-feira. Os funcionários receberão em média cerca de cinco meses de verbas rescisórias.
Spotify ( SPOT ), que emprega mais de 9.000 pessoas, demitiu mais de 500 funcionários em janeiro, juntando-se a uma série de empresas de tecnologia – incluindo Microsoft ( MSFT ) e Amazon ( AMZN ) – na redução do número de funcionários à medida que a economia global desacelerou. E em junho, o Spotify demitiu 200 funcionários de sua unidade de podcasting .
As principais empresas tecnológicas iniciaram uma onda de contratações durante a pandemia de Covid-19 para acompanhar o aumento da procura de famílias e empresas por serviços como compras online e videoconferências. Mas, desde então, a inflação e o aumento das taxas de juro pesaram sobre os gastos dos consumidores, comprimiram a oferta de dívida e financiamento de capital e tornaram-na mais dispendiosa, levando muitos deles a anunciar cortes profundos de empregos.
Embora o Spotify tenha desfrutado de um “crescimento robusto” no ano passado, a empresa tornou-se “menos eficiente” e afastou-se da “desenvoltura” que definiu os seus primeiros dias como uma start-up tecnológica, disse Ek.
Muitas pessoas se dedicam a apoiar o trabalho, em vez de se concentrarem na entrega para criadores e consumidores de conteúdo, acrescentou.
Apesar de adicionar 6 milhões de assinantes no período de junho a setembro – 2 milhões a mais do que a empresa havia previsto – o Spotify obteve um lucro de apenas 32 milhões de euros (34,8 milhões de dólares) nesse período. Isso superou uma perda de € 228 milhões (US$ 248 milhões) no mesmo período do ano passado. A empresa tem 226 milhões de assinantes no total.
“Ainda temos um longo caminho a percorrer antes de sermos produtivos e eficientes... temos que nos tornar incansavelmente engenhosos”, disse Ek.
“Isto não é um passo atrás; é uma reorientação estratégica… Uma redução desta dimensão tornará necessária uma mudança na forma como trabalhamos e partilharemos muito mais sobre o que isso significará nos próximos dias e semanas.”
Fonte: CNN Business
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