top of page

Resultados da busca

1656 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Prefeitura de Ilhéus apresenta balanço do primeiro ano de gestão em coletiva de imprensa

    Bahia A Prefeitura de Ilhéus realizou, na segunda-feira (22), uma coletiva de imprensa na Arena de Eventos da Avenida Soares Lopes, espaço que sediará o Virada Ilhéus 2026. O encontro reuniu veículos de comunicação do município e da região, além de vereadores e autoridades municipais, e teve como objetivo apresentar o balanço do primeiro ano da gestão. Durante a coletiva, o prefeito Valderico Junior destacou as principais ações desenvolvidas ao longo de 2025, os avanços alcançados em diferentes áreas da administração pública e os desafios enfrentados pelo município. O gestor também apresentou as metas para 2026. Entre os pontos abordados, estiveram investimentos em educação, saúde, infraestrutura, fortalecimento dos serviços públicos, ações sociais, organização financeira do município e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico e à melhoria da qualidade de vida da população. “Esse momento é fundamental para que chegue até a população o que foi feito nesse primeiro ano. Foi um período de muitos desafios, mas que estamos finalizando com orgulho, por toda entrega, dedicação e resultados. Vamos seguir trabalhando, pois ainda temos muito a fazer”, afirmou o prefeito Valderico Junior, que ao fim da apresentação respondeu as perguntas da imprensa. Na oportunidade, o gestor também anunciou a grade da Ilhéus Abençoada, evento que abrirá a programação do fim de ano, no dia 28 de dezembro. A data contará com shows de Valesca Mayssa, Gerson Rufino, Samuel Messias, Micael do Carmo e Raul Victor, celebrando uma noite de adoração. Por fim, a gestão municipal reafirma o compromisso com transparência e a escuta ativa da população, com foco em promover o desenvolvimento de Ilhéus e mais melhorias para a população em 2026.

  • Domingo de fé, emoção e música marca o 7º dia do Natal LEM

    Bahia O Natal LEM viveu mais uma noite especial neste domingo, durante o 7º dia do evento, reunindo famílias em um ambiente de fé, cultura e celebração em Luís Eduardo Magalhães. O circuito natalino foi aberto durante a tarde, com atrações para as crianças, como pista de patinação no gelo, Jump Around com castelo inflável, Mega Jump e até cinema 6D, garantindo diversão e momentos em família. A programação do palco principal teve início com a Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Moacir, proporcionando um momento de espiritualidade, reflexão e união para fiéis e visitantes. Na sequência, o público acompanhou a última apresentação do ano do espetáculo Broadway – A Grande Viagem do Natal, que encerrou sua temporada emocionando crianças e adultos. Encerrando a noite, o show católico nacional com a dupla Álvaro e Daniel levou música, louvor e alegria ao público, fechando o domingo com um clima de celebração e gratidão. O morador do bairro Cidade Universitária, Ederon Alves, elogiou a estrutura do evento: “Estrutura muito boa, muito bem feita, cada ano melhor! Esse ano eu gostei bastante dos espetáculos.” Para o empresário Marco Pozza, o Natal LEM tem agradado o público: “Está bem organizado. O pessoal está gostando das atrações, da área de alimentação e do show. Dá pra ver que a população está gostando bastante.” Já Gabriela Serafim, do bairro Jardim Imperial, destacou o clima familiar: “É a minha primeira noite este ano, mas eu venho todo ano. Está organizado como sempre, as atrações estão ótimas e estou aproveitando bastante com a minha família.” O Natal LEM segue reafirmando seu sucesso, consolidando-se como um espaço de confraternização, cultura, fé e lazer para toda a comunidade.

  • Ex-presidente Dilma Rousseff será indenizada por tortura física e psicológica na ditadura

    Brasil A ex-presidente Dilma Rousseff receberá uma indenização de R$ 400 mil da União por danos morais em razão de perseguição política sofrida durante a ditadura militar. A decisão foi tomada na última quinta-feira (18) pela 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que também determinou o pagamento de uma reparação econômica mensal. O relator do caso, desembargador federal João Carlos Mayer Soares, afirmou que ficou comprovada a prática de graves violações de direitos fundamentais por agentes do Estado, o que justifica a indenização. Segundo ele, Dilma foi alvo de prisões ilegais, perseguição política contínua e outras violações com impactos permanentes em sua saúde. Presidente do Brasil entre 2011 e 2016, Dilma Rousseff foi presa em 1970, aos 22 anos, permanecendo detida por quase três anos e respondendo a inquéritos em órgãos militares de diferentes estados. Mesmo após deixar a prisão, seguiu sendo monitorada por órgãos de inteligência e sofreu prejuízos profissionais, incluindo demissão motivada por razões políticas. Além da indenização por danos morais, o TRF1 determinou o pagamento de uma prestação mensal, permanente e continuada, calculada com base na remuneração que a ex-presidente teria recebido caso não tivesse sido afastada de suas atividades profissionais. Em maio deste ano, a Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos reconheceu oficialmente a anistia política de Dilma Rousseff e pediu desculpas pelos atos praticados pelo Estado brasileiro durante o regime militar.

  • Flávio Dino suspende trecho de projeto que libera emendas do orçamento secreto

    Brasil O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspendeu, neste domingo (21), os efeitos do Artigo 10 do Projeto de Lei (PL) nº 128/2025, que autorizava a revalidação e o pagamento de restos a pagar de emendas de relator (RP 9), conhecidas como orçamento secreto. A decisão é liminar e ainda será analisada pelo plenário da Corte. O dispositivo permitia o pagamento, até 2026, de despesas empenhadas desde 2019 e posteriormente canceladas, com impacto estimado de cerca de R$ 3 bilhões. Para Dino, a medida tenta “ressuscitar” uma modalidade de emenda já considerada inconstitucional pelo STF. A liminar foi concedida em ação apresentada por deputados federais e pela Rede Sustentabilidade. O ministro também deu prazo de dez dias para que a Presidência da República se manifeste sobre a compatibilidade da medida com a responsabilidade fiscal e com o plano de trabalho homologado pelo Supremo. O PL foi aprovado pelo Congresso na última semana e aguarda sanção presidencial até 12 de janeiro. Caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete o trecho suspenso, o STF deverá ser comunicado.

  • Operação da Polícia Civil alcança dois envolvidos nas mortes de técnicos de internet

    Bahia A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou a Operação Signum Fractum, no domingo (21), contra acusados das mortes de Ricardo Antônio da Silva Souza, 44 anos, Jackson Santos Macedo, 41 anos, e Patrick Vinícius dos Santos Horta, 28 anos. Mandados judiciais foram cumpridos em quatro bairros de Salvador. Dois envolvidos no triplo homicídio foram alcançados. Um dos envolvidos na ação criminosa teve o mandado de prisão cumprido no bairro de São Marcos. Outro acusado, identificado como Jeferson Caíque Nunes dos Santos, o “Badalo”, recebeu as equipes policiais a tiros no bairro de Massaranduba e houve confronto. Ele foi atingido e socorrido para uma unidade hospitalar, mas não resistiu. O criminoso é um dos responsáveis pela execução dos três operários. Investigações em campo, aliadas a utilização de recursos tecnológicos voltados à inteligência policial, resultaram em mandados judiciais decretados pelo Poder Judiciário. Durante a Operação Signum Fractum também foram cumpridos mandados de busca e apreensão. As ações aconteceram nos bairros de Marechal Rondon, São Marcos, Campinas de Pirajá e Massaranduba. As vítimas do triplo homicídio tiveram os corpos localizados no bairro do Alto do Cabrito, na terça-feira (16), em Salvador. A principal linha de investigação para motivação do crime é a retaliação de um grupo criminoso com atuação no bairro de Marechal Rondon, ao julgar que os operários estariam instalando câmeras de vigilância. As ações tiveram a participação de policiais do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core). Mais de 50 policiais atuaram nas diligências. Informações sobre os criminosos podem ser compartilhadas pela população no Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), via ligação para o 181. Não precisa se identificar.

  • “Segurança e saúde são prioridades absolutas de alguém que queira mudar a Bahia”, diz ACM Neto em Rio Real

    Bahia O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou neste domingo (21) que segurança pública e saúde precisam ser tratadas como prioridades imediatas por quem pretende mudar a realidade da Bahia. A declaração foi feita durante entrevista em Rio Real, durante o evento Natal dos Sonhos. Na chegada ao município, ACM Neto foi recepcionado pelo ex-prefeito Carroça e pelo ex-candidato a prefeito Nino de Zé Bonfim. Também acompanharam a agenda o deputado federal Cacá Leão e os deputados estaduais Marcelinho Veiga e Emerson Penalva, além do ex-prefeito de Xique-Xique Reinaldo Braga Filho. Ao comentar a situação da saúde no estado, Neto disse que o problema tem solução, mas criticou o governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo ele, o chefe do Executivo estadual prometeu zerar a fila da regulação na campanha de 2022, mas o cenário piorou nos últimos anos. Para Neto, isso ocorreu por falta de gestão e decisão política. “O que precisa é priorizar a saúde. Se eu chegar ao governo, vou ter duas prioridades imediatas, que eu vou cuidar pessoalmente: segurança pública e saúde”, afirmou. Neto defendeu a reorganização da fila da regulação com gestão, uso de tecnologia e mais investimentos. Um dos pontos centrais, segundo ele, é levar o atendimento para o interior. Ele afirmou que hoje há uma concentração de vagas em Salvador e em poucas grandes cidades, o que sobrecarrega o sistema e deixa pacientes sem atendimento. Como exemplo, citou a dificuldade enfrentada por moradores do interior que precisam se deslocar para cidades como Alagoinhas, Feira de Santana ou Salvador em busca de atendimento, muitas vezes sem sucesso. “A pessoa fica em casa esperando a regulação e morre”, disse. Entre as propostas, Neto destacou a construção de novos hospitais regionais, a ampliação de hospitais municipais com apoio financeiro do governo do estado, o credenciamento de hospitais filantrópicos e, quando necessário, a compra de vagas na rede privada. Segundo ele, o paciente quer ser atendido, independentemente de o hospital ser público ou particular. O ex-prefeito também chamou atenção para a situação dos pacientes oncológicos. De acordo com Neto, houve redução no número de vagas para tratamento de câncer no interior, enquanto a incidência da doença aumentou. Para ele, esse cenário não se sustenta e reflete um problema vivido diariamente pelos baianos em todas as regiões do estado. Ao concluir, ACM Neto reforçou que saúde e segurança precisam andar juntas. “A saúde associada à segurança pública são as prioridades absolutas de uma ação imediata de alguém que queira mudar a Bahia de verdade”, afirmou.

  • Renan Calheiros critica Jaques Wagner por acordo para votação do PL da Dosimetria: "Farsa"

    Brasil Em discurso no plenário do Senado, na última quarta-feira (17), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) fez duras críticas ao líder do governo, senador Jaques Wagner (PT), acusando de articular um acordo que classificou como “indigno” e prejudicial ao Estado Democrático de Direito. Segundo Renan, Wagner teria buscado costurar um entendimento para que o Senado votasse, no mesmo dia, a proposta sobre a dosimetria das penas relacionadas aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em troca da votação das desonerações tributárias. O senador afirmou ter sido procurado de forma reservada e disse que se recusou a participar do acordo. “Eu me recusei e continuo a me recusar a fazer esse acordo”, declarou da tribuna. Renan relatou que já havia um entendimento prévio com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD), para que o MDB pedisse vista da matéria e que fosse concedido o prazo máximo previsto no regimento. Segundo ele, no entanto, Wagner teria informado que a decisão já estava tomada. “O Otto vai conceder uma vista de quatro horas e nós vamos votar”, teria ouvido, segundo seu relato. Indignado, o senador afirmou nunca ter presenciado situação semelhante no Senado. “Eu nunca vi uma indignidade dessa”, disse. Para Renan, a proposta equivale a um gesto de complacência com os responsáveis pelos ataques às instituições democráticas. “Às vésperas do Natal, um líder do governo querer dar de presente um peru para os golpistas que atentaram contra a democracia e o Estado Democrático de Direito”, afirmou. O senador classificou a sessão como um momento negativo para o Legislativo. “Hoje é um dia muito triste para essa Casa e especialmente para mim”, disse, ao criticar o que chamou de “farsa” construída em torno de um projeto que, segundo ele, busca viabilizar a arrecadação de alguns bilhões de reais. Renan também direcionou críticas à condução da política fiscal do governo. Segundo ele, o Executivo errou ao não promover cortes de despesas de forma antecipada. “Se o governo tivesse me ouvido, tinha cortado despesa há muito tempo”, afirmou. Para o senador, a sucessiva retirada de despesas do arcabouço fiscal para fechar as contas compromete a credibilidade das regras e expõe fragilidades na estratégia econômica adotada.

  • Carlos Muniz tem encontro com o presidente do TCM, Francisco Netto

    Bahia O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), teve uma reunião, na quinta-feira (18), com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Francisco Netto. Ele foi acompanhado do vereador Paulo Magalhães Júnior (União). Na ocasião, Muniz afirmou a importância da harmonia, com independência, dos poderes públicos do Legislativo, Judiciário e Executivo. "Assim que fui eleito pelos meus pares para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Salvador, fiz visitas aos dirigentes de outros órgãos públicos. E um dos primeiros encontros foi com o conselheiro Francisco Netto", pontuou o presidente do Legislativo. Segundo Muniz, quando os poderes públicos trabalham com integração e sinergia, quem ganha é o povo.

  • ACM Neto se solidariza com famílias de vítimas de facções e cobra reação do governo: “Cadê a sua atitude, Jerônimo?”

    Bahia O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, publicou um vídeo nas redes sociais na quarta-feira (17) em que se solidariza com as famílias de três trabalhadores executados por facções criminosas no bairro do Alto do Cabrito, em Salvador, e cobra uma reação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) diante do avanço da violência na Bahia. “Esse vídeo gera, ao mesmo tempo, comoção, revolta e indignação, porque esses três trabalhadores saíram de casa para trabalhar honestamente e jamais podiam imaginar que, na véspera do Natal, não voltariam para suas famílias”, afirmou Neto, ao prestar solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Os três funcionários de uma empresa de telefonia foram encontrados mortos na noite de terça-feira (16), em via pública, fardados e com as mãos e os pés amarrados. Policiais militares da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lobato) foram acionados, isolaram a área e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a remoção dos corpos e perícia. No vídeo, ACM Neto atribuiu o crime à atuação do Comando Vermelho e afirmou que o assassinato teria sido motivado pela cobrança de uma taxa imposta pela facção para permitir a atuação de empresas em determinadas áreas da capital. “Eles foram assassinados brutalmente por uma facção criminosa que está presente aqui na Bahia, o Comando Vermelho. O provável motivo é que a empresa não pagou a taxa que a facção cobra para permitir que as empresas atuem no território. Imagine a que ponto nós chegamos. É a falência absoluta do poder público”, disse. ACM Neto fez um apelo direto ao governador Jerônimo Rodrigues e cobrou ações concretas na área da segurança pública. “Esse não é um apelo só meu, é um apelo de milhões de baianos. Cadê a sua reação? Cadê a sua atitude, Jerônimo?”, questionou. Segundo o ex-prefeito, o clima de medo já faz parte do cotidiano de muitas famílias no estado. “Hoje, o pai sai para trabalhar e não sabe se volta, o filho sai para estudar e não sabe se volta. A facção criminosa está ganhando a guerra contra a ação do Estado”, concluiu.

  • Duda Sanches tem projeto aprovado e garante acompanhante terapêutico a alunos com TEA em salas de aula

    Bahia A Câmara Municipal de Salvador aprovou, na sessão de quarta-feira (17), o Projeto de Lei nº 254/2023, de autoria do vereador Duda Sanches (União Brasil), que obriga instituições de ensino públicas e privadas a permitirem a entrada e a permanência de acompanhantes terapêuticos (ATs) para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde que haja recomendação médica. Na prática, o projeto busca enfrentar uma realidade relatada por famílias e profissionais da área: escolas que impediam o acesso de acompanhantes terapêuticos, o que acabava comprometendo o aprendizado e, em muitos casos, levando pais a retirarem seus filhos das instituições de ensino. Ao comentar a aprovação, o vereador Duda Sanches destacou que o aumento nos diagnósticos de TEA trouxe à tona debates que estavam represados por anos. Segundo ele, a dificuldade não está necessariamente no surgimento de novos casos, mas na falta de diagnóstico no passado e na resistência de parte da rede escolar em se adaptar à inclusão. “Diversas escolas não aceitavam que os assistentes terapêuticos, que são as pessoas credenciadas para acompanhar esses indivíduos, adentrassem às dependências da escola, o que estava comprometendo o aprendizado dessas crianças”, afirmou o vereador. Ainda de acordo com Sanches, a ausência do acompanhamento adequado acabava transferindo o problema para as famílias, que muitas vezes se viam pressionadas a mudar os filhos de escola. “Para esses pais, muitas vezes a solução era tirar a criança da escola, o que, na prática, dava menos trabalho para a instituição, mas mais prejuízo para o aluno”, completou. O vereador classificou a medida como um passo importante na proteção dos direitos das pessoas com autismo e ressaltou que a lei atende a uma demanda antiga de famílias, educadores e profissionais da área da saúde.

  • Senado aprova projeto que reduz penas para condenados pelos atos de 8 de Janeiro

    Brasil O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei conhecido como PL da Dosimetria (PL 2162/2023), que reduz as penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A proposta foi aprovada em votação nominal, com 48 votos favoráveis e 25 contrários, e segue para sanção presidencial. O texto aprovado é o parecer do relator Esperidião Amin (PP-SC), que defende a redução das penas como forma de “pacificar o país”. Mais cedo, o projeto havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Amin acatou uma emenda que restringe a aplicação da redução apenas aos condenados pelos atos antidemocráticos, ajuste que evitou o retorno do texto à Câmara dos Deputados, que aprovou a matéria em 9 de dezembro. Parlamentares contrários criticaram a proposta. O senador Marcelo Castro (MDB-PI) afirmou que houve planejamento e financiamento de uma tentativa de golpe de Estado. Já Humberto Costa (PT-PE) classificou o projeto como casuístico e direcionado a beneficiar um grupo político específico. Senadores favoráveis argumentaram que a medida corrige excessos em condenações. Para Izalci Lucas (PL-DF), a redução de penas permite libertar manifestantes que não participaram diretamente da organização dos atos. O senador Sergio Moro (União-PR) afirmou apoiar a anistia e defendeu a aprovação do projeto como forma de reduzir penas e retirar manifestantes da prisão.

  • Câmara de Salvador aprova PPA 2026–2029 e orçamento de 2026 em última sessão legislativa do ano

    Bahia Em última sessão legislativa antes do recesso de fim de ano, realizada na quarta-feira (17) e presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB), a Câmara Municipal de Salvador, em esforço concentrado, com mais de 200 proposições na pauta, aprovou seis projetos de autoria do Executivo, dentre eles o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026/2029 e o Projeto de Lei nº 452/2025, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2026, com previsão de quase R$ 15 bilhões em receitas. Projetos de lei, resoluções, indicações, moções e requerimentos de autoria dos vereadores, que incluíram a criação de políticas de empregabilidade para a população em situação de rua e alterações no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), também foram aprovados na 86ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura. O Veto nº 07/25 ao Projeto de Lei nº 78/2024, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sensor de presença nos veículos utilizados para o transporte escolar de alunos, de autoria do vereador Sidninho (PP), que sobrestava a pauta, foi mantido, com voto contrário apenas do autor da matéria. O Projeto de Lei Complementar nº 06/25, que altera dispositivos das Leis Complementares nº 01, de 15 de março de 1991; nº 47, de 8 de setembro de 2009; nº 70, de 20 de junho de 2018; e nº 84, de 22 de dezembro de 2022, bem como o Projeto de Lei nº 398/25, que institui o Plano Plurianual para o quadriênio 2026 a 2029, também foram aprovados. O PPA, no entanto, recebeu votos contrários da oposição, “sob a cobrança de mais investimentos na área social, de forma a reduzir a pobreza e as desigualdades estabelecidas na cidade”. Planejamento O PPA é o principal instrumento de planejamento da administração municipal para um ciclo de quatro anos, definindo diretrizes, metas e ações que orientam a execução das políticas públicas pelas secretarias e autarquias. O texto aprovado prevê um volume total de R$ 80 bilhões em investimentos, sendo R$ 57 bilhões oriundos de recursos orçamentários e R$ 23 bilhões de fontes extraorçamentárias. Estruturado em seis eixos estratégicos e 13 programas de governo, o plano reúne ações voltadas à inclusão social, infraestrutura e mobilidade urbana, desenvolvimento econômico sustentável, cultura, turismo e modernização da gestão pública. A base governista defendeu o PPA como instrumento que garante previsibilidade e continuidade às políticas municipais, enquanto a oposição criticou prioridades e a concentração de decisões no Executivo. Com votos contrários também da minoria, o PL nº 422/25, que dispõe sobre a desapropriação de bens imóveis por hasta pública no Município de Salvador, foi aprovado, assim como o PL nº 541/25, que acrescenta dispositivos à Lei nº 9.451, de 27 de junho de 2019, que trata do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. A proposta, de iniciativa do Executivo, foi aprovada com votos contrários da bancada da oposição e do vereador Cezar Leite (PL).

© 2022 por Fabio China

bottom of page