Resultados da busca
1603 resultados encontrados com uma busca vazia
- João Fonseca luta, mas dá adeus a Roland Garros após revés para Mensik
A histórica campanha de João Fonseca em Roland Garros chegou ao fim nesta terça-feira (3). O brasileiro de 19 anos foi derrotado pelo tcheco Jakub Mensik, número 27 do mundo, por 3 sets a 0 (6/4, 6/3 e 7/6), nas quartas de final do Grand Slam disputado em Paris. Mensik dominou a partida na quadra Philippe-Chatrier com saques potentes e consistência nas devoluções, garantindo vaga na semifinal contra o alemão Alexander Zverev, atual número 3 do mundo. Apesar da eliminação, Fonseca encerra o torneio com uma campanha histórica. O carioca recolocou o Brasil entre os oito melhores de Roland Garros após 22 anos, feito que não era alcançado desde Gustavo Kuerten, em 2004. Ao longo da competição, o brasileiro conquistou vitórias marcantes sobre o sérvio Novak Djokovic, dono de 24 títulos de Grand Slam, e o norueguês Casper Ruud, bicampeão do torneio. Com o desempenho em Paris, Fonseca deve subir para a 25ª ou 26ª posição do ranking mundial na próxima atualização da ATP.
- Prefeito Junior Marabá faz vistoria nas obras de pavimentação asfáltica na cidade
O prefeito Junior Marabá iniciou a semana fazendo uma vistoria nas obras de recapeamento asfáltico de Luís Eduardo Magalhães. O prefeito visitou diversas ruas ao lado do seu vice, Franklin Willer, do vereador Neuton Castro e do secretário de infraestrutura, Guelson Channakian. As visitas aconteceram na Avenida Treze de Maio, Rua Glauber Rocha, na Avenida S3, onde estão recebendo nova pavimentação, nas obras dos retornos da Av. Brasília, além das avenidas Clara Akama e Kiichiro Murata. “As obras seguem avançando para garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população. Nosso compromisso é continuar investindo onde realmente faz diferença no dia a dia das pessoas, levando melhorias que ficam para as próximas gerações” comentou o prefeito Marabá em sua rede social. Mais obras acontecendo Além das obras de pavimentação e urbanização, a Prefeitura está realizando a construção do novo CAPS, do Espaço Esportivo do Jardim das Oliveiras, a construção de uma UBS no Parque São José e a nova Escola Municipal Ottomar Schwengber, que deverá ser entregue a comunidade com 15 salas de aulas.
- Após ação do Ministério Público, TCM barra cachês considerados excessivos no São João de Irecê
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a suspensão do pagamento de cachês de artistas contratados para o São João de 2026 em Irecê que ultrapassem a média dos valores pagos em 2025, corrigidos pelo IPCA. A medida cautelar atende a uma representação do Ministério Público da Bahia (MPBA) e vale até o julgamento definitivo do caso. Segundo o MPBA, foram identificadas irregularidades no evento "São João do Século", como aumentos expressivos nos cachês, falta de transparência e gastos incompatíveis com a situação financeira do município. De acordo com contratos já publicados no Painel Nacional de Contratações Públicas (PNCP), a prefeitura pretende investir R$ 10,2 milhões em atrações artísticas, o equivalente a 36,6% do orçamento da Cultura e a 10,67% da receita corrente própria prevista para 2026. A representação aponta reajustes de até 71,06% acima do limite estabelecido pela Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, elaborada pelo MPBA, TCM, TCE e Ministérios Públicos de Contas. Segundo o órgão, o município não apresentou justificativas suficientes para os aumentos, como eventual ganho comprovado de notoriedade dos artistas. A coordenadora do Caopam, promotora de Justiça Rita Tourinho, afirmou que a atuação dos órgãos de controle busca garantir que os gastos com os festejos juninos sejam realizados com transparência, razoabilidade e respeito ao interesse público.
- Governo Trump recomenda novo tarifaço contra o Brasil
O governo dos Estados Unidos concluiu a investigação comercial aberta contra o Brasil e propôs a aplicação de uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros. A medida ainda depende de decisão do presidente Donald Trump e passará por consulta pública antes da divulgação do relatório final, prevista para 15 de julho. A proposta foi apresentada pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), que alega a existência de práticas comerciais consideradas prejudiciais aos interesses americanos. Apesar da recomendação, Washington afirma que continua negociando com o governo brasileiro para tentar solucionar as divergências. A lista de exceções ao tarifaço inclui diversos produtos estratégicos para a economia americana, como carne bovina, castanhas, frutas tropicais, além de aeronaves, motores, peças e componentes da indústria aeronáutica. Entre as críticas feitas pelos Estados Unidos estão decisões judiciais envolvendo plataformas digitais, suposto tratamento preferencial ao Pix e a empresas nacionais de pagamento eletrônico, acordos comerciais que beneficiariam outros países, falhas no combate à corrupção, à pirataria e na proteção à propriedade intelectual. A investigação foi aberta em julho de 2025, após críticas do governo Trump ao tratamento dado pelo Brasil ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O processo também analisou temas como comércio digital, tarifas de importação, etanol, desmatamento ilegal e direitos de propriedade intelectual. O USTR receberá manifestações do setor privado até o início de julho e realizará uma audiência pública antes da definição das medidas. Paralelamente, Brasil e Estados Unidos mantêm um grupo de trabalho criado para discutir as disputas comerciais entre os dois países.
- Seleção embarca para a Copa em busca do hexa
A delegação da Seleção Brasileira embarcou na noite de segunda-feira (1º) para os Estados Unidos, onde disputará a Copa do Mundo em busca do hexacampeonato. O voo partiu às 23h02 do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Após a goleada por 6 a 2 sobre o Panamá, em amistoso realizado no domingo (31), os jogadores ganharam folga e se reapresentaram ao técnico Carlo Ancelotti antes da viagem. Marquinhos, Gabriel Martinelli e Gabriel Magalhães se juntarão ao grupo diretamente nos Estados Unidos após disputarem a final da Liga dos Campeões. A chegada está prevista para a manhã desta terça-feira (2), em Newark, Nova Jersey. A equipe ficará hospedada em Basking Ridge e fará o primeiro treino às 16h (horário de Brasília). Antes da estreia no Mundial, contra o Marrocos, no dia 13, a Seleção enfrentará o Egito em amistoso no próximo sábado (6), em Cleveland. O Brasil integra o Grupo C da competição, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. Após a estreia, a equipe encara os haitianos no dia 19 e fecha a primeira fase diante dos escoceses no dia 24.
- Correios ampliam prejuízo para R$ 3,2 bilhões no 1º trimestre
Os Correios registraram prejuízo de R$ 3,16 bilhões no primeiro trimestre de 2026, valor 82,3% superior ao observado no mesmo período do ano passado. O resultado reforça a crise financeira da estatal, que já havia acumulado perdas recordes de R$ 8,5 bilhões em 2025. Segundo o balanço da empresa, o desempenho negativo foi influenciado pela queda das receitas, aumento das despesas financeiras e pela revisão de provisões para ações judiciais. A receita bruta somou R$ 4,04 bilhões, uma redução de 2,2% em relação ao primeiro trimestre de 2025. Entre os segmentos que mais recuaram estão as encomendas (-5,5%) e as postagens internacionais (-60,3%). Um dos principais impactos no resultado foi o reconhecimento de R$ 1,06 bilhão em provisões para processos trabalhistas. Com a atualização, o total reservado para contingências judiciais passou de R$ 3,6 bilhões para R$ 4,66 bilhões. As despesas financeiras também pressionaram as contas da estatal, saltando de R$ 283 milhões para R$ 985 milhões em um ano, reflexo dos financiamentos contratados para sustentar o plano de recuperação financeira. Apesar do prejuízo, os Correios reduziram custos operacionais. As despesas com produtos e serviços caíram 7,6%, enquanto os gastos com pessoal recuaram 4,1%, impulsionados pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV). Outro indicador que chamou atenção foi o aumento das indenizações por atraso na entrega de encomendas, que passaram de R$ 2 milhões em março de 2025 para R$ 30,5 milhões em março deste ano. Desde setembro de 2025, sob a presidência de Emmanoel Rondon, a estatal executa um plano de reestruturação que inclui corte de despesas, revisão de contratos, venda de imóveis, modernização tecnológica e busca por novas fontes de receita. A expectativa da empresa é voltar a registrar resultados positivos a partir de 2027.
- RealTime Big Data: Lula tem 45% das intenções de voto e Flávio Bolsonaro, 40%, no 2º turno
Pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta segunda-feira (1º) mostra que o presidente e pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, ampliou a vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro na corrida presidencial de 2026. No cenário de primeiro turno, Lula aparece com 38% das intenções de voto, contra 31% de Flávio. Em uma eventual disputa de segundo turno, o petista tem 45%, ante 40% do parlamentar do PL. Na pesquisa anterior, divulgada em maio, os dois apareciam em empate técnico no segundo turno, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, com Flávio numericamente à frente (44% a 43%). No primeiro turno, os demais pré-candidatos registram os seguintes percentuais: Renan Santos e Ronaldo Caiado, com 6% cada; Romeu Zema, 4%; e Aécio Neves e Joaquim Barbosa, com 3% cada. Nos cenários de segundo turno, Lula empata com Caiado (43% a 43%) e aparece em empate técnico com Zema (43% a 40%). A pesquisa também aponta que 48% dos entrevistados dizem estar cansados da polarização entre petismo e bolsonarismo e defendem uma terceira via. O levantamento ouviu 2 mil pessoas em todo o país entre os dias 29 e 30 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
- ACM Neto propõe construção de novo hospital regional em Feira de Santana
O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador da Bahia ACM Neto (União Brasil) firmou o compromisso para construir um novo hospital regional em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado e a maior do interior de toda a região Nordeste. A declaração de Neto foi realizada no domingo (31), em Feira, durante lançamento da pré-candidatura do vereador Lulinha a deputado estadual. “O maior hospital do interior do Nordeste brasileiro, se Deus permitir a gente chegar ao governo, será construído aqui em Feira de Santana”, afirmou, durante coletiva de imprensa. O ato em Feira de Santana teve a presença do prefeito da cidade, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), do pré-candidato a vice-governador Zé Cocá (PP), do senador Angelo Coronel (Republicanos), do presidente estadual do PL e pré-candidato ao Senado João Roma, do deputado federal Paulo Azi (União Brasil), além de diversas lideranças locais e de municípios da região. Segundo o ex-prefeito de Salvador, a unidade hospitalar prestará auxílio para desafogar a fila da regulação e a alta demanda do Hospital Geral Clériston Andrade. “Há uma demanda muito grande, porque não é só a demanda de Feira, é a demanda de muitos e muitos municípios da Bahia, várias cidades que não têm UTI, que não têm serviço especializado”, acrescentou. De acordo com ele, Feira tem enfrentado dificuldades no atendimento à população por conta da falta de estrutura que deveria ser ofertada pelo governo Jerônimo Rodrigues (PT). “Muitas pessoas são encaminhadas aqui para a Feira de Santana. A forma da gente enfrentar essa vergonha que se tornou a fila da regulação na Bahia é construindo novos hospitais, e eu me comprometo com Feira que nós vamos construir aqui o maior hospital regional do interior do Nordeste do Brasil”, concluiu.
- PSD avalia chapa puro-sangue com Caiado à Presidência e Kassab na vice
O PSD avalia dois caminhos para a disputa presidencial de 2026, incluindo a possibilidade de lançar uma chapa formada exclusivamente por integrantes do partido, com o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado na cabeça de chapa e Gilberto Kassab na vice. A hipótese foi admitida pelo presidente nacional da legenda, em entrevista ao blog da jornalista Andréia Sadi, da GloboNews. Segundo Kassab, a definição sobre o formato da candidatura será tomada em julho. Atualmente, o partido trabalha com dois cenários. O primeiro prevê a candidatura de Caiado em uma ampla aliança de centro-direita, com negociações envolvendo outras siglas e nomes como o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema para compor a chapa. A segunda possibilidade é a formação de uma chapa puro-sangue do PSD, com candidatos da própria legenda para presidente e vice-presidente. Questionado sobre a chance de ocupar a vice na eventual candidatura de Caiado, Kassab afirmou que não tem interesse pessoal no cargo e destacou que seu foco está na construção de uma candidatura competitiva para o governador goiano. “Isso será decidido em julho. Não tenho nenhuma pretensão nesse sentido. Minha pretensão é que o Caiado ganhe a eleição”, declarou.
- Castro desiste de candidatura ao Senado após ser alvo de ações da PF
O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro anunciou na quinta-feira (28) a retirada de sua pré-candidatura ao Senado pelo PP. Segundo ele, a decisão foi motivada pela necessidade de concentrar esforços na própria defesa diante das investigações conduzidas pela Polícia Federal. Castro é alvo da Operação Compliance Zero, que apura supostas fraudes financeiras envolvendo investimentos de mais de R$ 3 bilhões do RioPrevidência no Banco Master, do banqueiro Daniel Vorcaro. De acordo com a PF, o ex-governador teria exercido influência política para viabilizar os aportes, em troca de vantagens indevidas. Ele nega irregularidades. Além dessa investigação, Castro também foi alvo recente de operação sobre supostas irregularidades no setor de combustíveis envolvendo a Refinaria de Manguinhos (Refit). O ex-governador ainda aguarda julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcado para 2 de junho, sobre recurso contra a decisão que o tornou inelegível até 2030.
- Prefeitura de Ilhéus cancela realização do “Meu São João Amado 2026”
A Prefeitura de Ilhéus anunciou, na quinta-feira (28), o cancelamento da festa “Meu São João Amado 2026”, que seria promovida pela Secretaria Municipal de Turismo. Segundo a gestão municipal, a decisão foi tomada em razão da impossibilidade de conclusão dos trâmites burocráticos necessários para garantir a segurança jurídica das contratações dentro do prazo previsto. Em nota, a prefeitura afirmou que a medida segue os princípios de responsabilidade administrativa e atende às diretrizes de controle orçamentário estabelecidas pelo Ministério Público da Bahia, por meio da Nota Técnica Conjunta nº 01/2026. De acordo com o comunicado, a administração havia preparado uma programação especial para antecipar os festejos juninos e impulsionar a cultura e a economia local. No entanto, a recente apreensão de equipamentos considerados essenciais para a finalização dos processos internos teria comprometido o andamento dos trabalhos. A gestão municipal destacou ainda que nenhum procedimento será realizado sem respaldo legal e transparência na aplicação dos recursos públicos. A prefeitura informou que seguirá buscando viabilizar futuras ações culturais e turísticas dentro dos critérios legais e éticos.
- Progressão barrada: Governo Jerônimo nega avanço na carreira para mais de 340 professores
O governo de Jerônimo Rodrigues (PT) negou o avanço de carreira para mais de 340 profissionais da educação do Estado. A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) indeferiu diversos processos de progressão funcional por avanço vertical para ocupantes de cargos de provimento efetivo da carreira do magistério público estadual do ensino fundamental e médio. Ao todo, a pasta negou o avanço na carreira para mais de 340 profissionais, com pelo menos 50 motivos alegados pela secretária em exercício, Luciana Menezes Silva, na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado (DOE). Além desses, uma outra portaria (1056/2026) traz a lista definitiva de indeferimentos para a carreira de Professor Indígena, somando outros nomes que o Estado decidiu barrar na progressão. O movimento tem gerado frustração na categoria, já que o Governo da Bahia exige qualificação, mas impõe uma barreira burocrática (com 50 códigos de indeferimento diferentes) que impede o aumento salarial de centenas de profissionais de uma só vez. No campo documental, há impedimentos baseados em exigências da própria administração pública, como o não cumprimento do interstício mínimo de três anos de permanência no padrão atual, a condição de servidor em estágio probatório ou o fato de o profissional estar à disposição de outro órgão.














