Resultados da busca
1603 resultados encontrados com uma busca vazia
- Presidente da Assembleia recebe título de cidadã de Salvador
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, recebeu na noite de quarta-feira (20) o título de cidadã de Salvador, em sessão realizada no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador. A homenagem foi proposta pela vereadora Aladilce Souza e aprovada por unanimidade. Natural de Caetité e criada em Guanambi, Ivana vive em Salvador desde os 12 anos. Em discurso emocionado, afirmou que a honraria oficializa uma ligação antiga com a capital baiana. “Salvador sempre esteve presente na minha história, nas minhas memórias mais afetivas e na mulher que me tornei”, declarou. Ao justificar a homenagem, Aladilce destacou a trajetória política da deputada, primeira mulher a presidir a ALBA em 200 anos de história, além da atuação em defesa dos direitos das mulheres, com projetos voltados ao combate à violência de gênero e ao fortalecimento de políticas de proteção feminina. A cerimônia contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues, além de autoridades do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, deputados, vereadores e lideranças políticas.
- Influenciadora Deolane Bezerra é presa em operação contra lavagem de dinheiro ligada ao PCC
A influenciadora e advogada Deolane Bezerra foi presa na manhã desta quinta-feira (21) durante a Operação Vérnix, deflagrada pela Polícia Civil de São Paulo e pelo Ministério Público de São Paulo para investigar um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado ao PCC. As investigações apontam que Deolane teria relação com integrantes da facção criminosa e participação em movimentações financeiras consideradas incompatíveis com a renda declarada. Segundo os investigadores, empresas e patrimônios teriam sido usados para ocultar recursos de origem ilícita. Ao todo, a operação cumpre seis mandados de prisão preventiva, incluindo alvos ligados à cúpula do PCC, entre eles familiares de Marco Herbas Camacho, conhecido como Marcola, além de um suposto operador financeiro da organização. A Justiça também determinou o bloqueio de mais de R$ 327 milhões, o sequestro de 17 veículos de luxo e quatro imóveis vinculados aos investigados. As apurações começaram em 2019, após a apreensão de bilhetes na Penitenciária II de Presidente Venceslau. A investigação avançou até identificar empresas suspeitas de atuar na lavagem de dinheiro da facção e conexões financeiras com Deolane. A operação ainda tem dimensão internacional. Três investigados estariam fora do Brasil, em países como Itália, Espanha e Bolívia, e poderão ser incluídos na lista de difusão vermelha da Interpol.
- Bruno Reis destaca avanços sociais, fiscais e ambientais de Salvador no 5º ESG Fórum
O prefeito Bruno Reis participou, na quarta-feira (20), do 5º ESG Fórum, evento voltado à discussão de práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança. O encontro, realizado no Porto Salvador, no Comércio, reuniu especialistas, empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os impactos das políticas ESG na Bahia, no Brasil e no mundo. Durante a participação no evento, Bruno Reis comentou os desafios enfrentados pelas cidades na busca pelo equilíbrio entre desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. Segundo o prefeito, o papel das gestões municipais vai além da prestação de serviços básicos e passa também pela adoção de políticas públicas sustentáveis e de governança eficiente. “O nosso principal papel na Prefeitura é o social. E, para fazer o social, é necessário ter uma governança consolidada, baseada nas melhores práticas, na transparência e na responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. Tudo isso precisa resultar em políticas públicas eficientes, capazes de transformar a vida das pessoas lá na ponta, seja na saúde, na educação, na habitação, na mobilidade ou em qualquer área que contribua para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito. Ainda durante a apresentação, ele explicou que encontrou uma prefeitura com dificuldades financeiras e dependente de outras esferas para resolver problemas básicos. Segundo Bruno Reis, a prioridade inicial da gestão foi reorganizar a máquina pública, aprimorar a governança e recuperar a capacidade de investimento da cidade. De acordo com o prefeito, Salvador saiu das últimas posições em gestão fiscal para se tornar referência nacional, conquistando nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional, além de reconhecimento nas áreas de transparência e governança. Sustentabilidade — O prefeito também citou ações implementadas pela gestão municipal voltadas à sustentabilidade, à melhoria da qualidade de vida e à redução dos impactos ambientais. Algumas dessas iniciativas renderam reconhecimento internacional à capital baiana. “Hoje chegamos a este quinto Fórum ESG após um importante reconhecimento internacional que recebemos no ano passado, durante a C40, uma das instituições mais renomadas do mundo na área ambiental. Salvador ficou em 11º lugar entre as capitais que mais reduziram a emissão de CO₂ no planeta, sendo a primeira da América Latina e a única da região a alcançar essa posição, ao lado de grandes metrópoles mundiais”, destacou. Ainda conforme o prefeito, o grande desafio é equilibrar desenvolvimento, geração de emprego e preservação ambiental para construir uma cidade mais sustentável e comprometida com o futuro. A meta da gestão é que a capital baiana alcance a neutralidade na emissão de carbono. “As cidades precisam se desenvolver, gerar empregos, criar oportunidades, ampliar a arrecadação e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Precisamos construir uma cidade mais sustentável, que possa dar sua contribuição ao Brasil e ao mundo. Nossa missão é clara: até 2049, quando Salvador completar 500 anos, alcançar a neutralidade na emissão de carbono”, concluiu.
- Arraiá de LEM 2026 mistura cultura nordestina e paixão pelo futebol
Com o cheiro de milho assado no ar, bandeirolas colorindo o céu e o som do forró tomando conta das ruas, o Oeste baiano já começa a entrar no clima de uma das festas mais aguardadas do ano. Em Luís Eduardo Magalhães, o Arraiá de LEM 2026 se destaca pela grandiosidade da estrutura e pela escalação de atrações queridas pelo público. Entre os dias 1º e 4 de julho, o Arraiá de LEM promete unir tradição, cultura e uma energia ainda mais especial: a torcida pelo Brasil na Copa do Mundo. Com o tema “No coração do Brasil”, a edição deste ano do Arraiá de LEM chega com a proposta de ser grandiosa, reforçando o papel da festa como um dos maiores festejos juninos do Oeste da Bahia. Mais do que uma celebração típica, o evento se consolida como um ponto de encontro de culturas, reunindo moradores locais, visitantes de diversas regiões da Bahia e turistas de estados como Tocantins, Goiás e Distrito Federal. A expectativa é de casa cheia, ou melhor, de cidade cheia. Famílias inteiras devem ocupar o espaço do evento, atraídas por uma programação que mistura grandes atrações nacionais, artistas regionais e manifestações culturais tradicionais, como as sempre vibrantes quadrilhas juninas. Atrações de peso e conhecidas nacionalmente já estão confirmadas para a festa: Calcinha Preta, João Gomes, Manim Vaqueiro, Atitude 67, Mari Fernandes, Raquel dos Teclados, Forrozão Tropykália, DJ Lelis, Os Caras do Arrocha, Mestrinho, Mariana Fagundes, Ícaro & Gilmar, Léo Santana, Zezo, Léo Foguete e Henry Freitas prometem animar os quatro dias de muito forró e celebração. Tudo isso em uma estrutura planejada para oferecer segurança, organização e conforto ao público.
- Tiago Correia denuncia onda de roubo de animais no interior da Bahia e cobra reforço no policiamento rural
O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), denunciou durante a sessão planária de terça-feira (19) que ocorrências de abigeato - crime de furto de bovinos - têm se espalham por diversas regiões do Estado, levando medo e prejuízo aos produtores rurais. Segundo o parlamentar, há diversos relatos da prática criminosa na Região Metropolitana de Salvador, no extremo sul, no sudoeste e mais recentemente na região de Itapetinga, Itapebi, Potiraguá, Eunápolis e Itagimirim, onde acontecerá uma reunião nessa quarta-feira (20), às 15h30, na Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) para tratar do tema. “O abigeato tem acontecido de maneira sistemática trazendo sérios prejuízos a toda região. São diversos produtores que relatam animais abatidos durante a noite, de maneira perversa, cruel, levando muitas vezes um alimento contaminado por fezes, por terra, por areia, já que abatem os animais de maneira muito rápida e transportam essa carme de maneira precária, sem nenhuma higiene, e distribuem para açougues em municípios da região”, afirmou Tiago Correia, ao alertar também para o risco sanitário. “Os bandidos agem principalmente nas madrugadas, armados, abatendo os animais nos corredores, nas estradas vicinais, levando a carne para diversos açougues, que na maioria das vezes sabem que ela é fruto de roubo, mas ainda assim recebem”, acentuou. O líder da oposição cobrou atenção dedicada do governo do Estado ao problema, considerando que muitos criminosos já foram identificados e presos, mas no dia seguinte já estão soltos pela Justiça após a audiência de custódia. “É preciso que o governo do Estado fique atento a esse problema, que a Secretaria da Segurança Pública reforce o policiamento rural nessas regiões, principalmente onde o roubo de bovinos tem acontecido de maneira mais intensa, já que os produtores rurais não aguentam tantos problemas para poder produzir e colocar alimento na mesa, não só do povo baiano, mas do povo brasileiro”, frisou Correia. Ele também estendeu aos colegas deputados o pedido de colaboração para alertar as companhias policiais que atuam no interior sobre essa modalidade de crime, além de orientar os produtores rurais a registrarem boletim de ocorrência sempre que forem vítimas. “É importante que seja feito boletim de ocorrência, para que esse registro chegue à Secretaria da Segurança Pública. É urgente que esse problema acabe de uma vez em nosso Estado”.
- Comitiva da UPB marca presença na abertura da Marcha dos Prefeitos em Brasília
A abertura da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios reuniu, na terça-feira (19), milhares de gestores públicos no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. A comitiva baiana, articulada pela União dos Municípios da Bahia, conta com mais de mil participantes entre prefeitos, secretários, vereadores e técnicos municipais. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios, o evento segue até quinta-feira (21) com debates sobre financiamento das prefeituras, saúde, educação, assistência social e pacto federativo. Durante a solenidade, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou a união do movimento municipalista e a presença de mais de 16 mil inscritos na Marcha. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, defendeu o fortalecimento das administrações locais e reforçou a importância de ampliar a vacinação contra o HPV nos municípios. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que os municípios precisam de mais autonomia financeira para garantir eficiência nas políticas públicas. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, destacou avanços legislativos voltados ao fortalecimento das prefeituras, como medidas relacionadas à assistência social, precatórios e renegociação de débitos previdenciários.
- Presidente da OAB-BA destaca preparação de Salvador para conferência nacional da advocacia
A presidente da OAB-BA, Daniela Borges, destacou a importância de Salvador sediar a 25ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, evento que acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador, e que terá como tema “Direito e Tecnologia: O Futuro da Advocacia na Sociedade Digital”. Ela também reforçou o compromisso da seccional baiana em acolher a advocacia de todo o país. “Agradeço pela confiança e assumimos a missão com o cuidado, o afeto e o orgulho de quem sabe o que está recebendo. É o momento em que a profissão para, se encontra, debate e se reconhece. Salvador está pronta. A Bahia está pronta. E estaremos ao lado do Conselho Federal em cada passo da organização, para que esta seja uma conferência à altura da advocacia que somos e do tempo que vivemos”, declarou Daniela durante o lançamento da conferência, na última segunda-feira (18), no Hotel da Bahia by Wish, em Salvador. O lançamento do evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, que destacou a importância da conferência diante das transformações tecnológicas que impactam o sistema de Justiça e a atuação profissional da advocacia. “A transformação digital já impacta o cotidiano de escritórios, tribunais e clientes. Na CNAB, nosso objetivo é discutir inteligência artificial, proteção de dados, plataformas digitais, novos modelos de trabalho e remuneração, para que cada advogada e advogado volte mais preparado a usar a tecnologia em favor das prerrogativas, do acesso à Justiça e da defesa de direitos”, afirmou. Simonetti ressaltou, ainda, a escolha da Bahia para sediar o encontro. “Acertamos com a escolha da Bahia para sediar a conferência, onde a advocacia vai discutir seu futuro. Salvador reúne memória, liberdade e coragem cívica. A tecnologia dará o tema e a advocacia dará o sentido constitucional. Vamos chamar a advocacia brasileira para a Bahia. Vamos mostrar ao país que o futuro digital da Justiça terá a presença firme, técnica e indispensável da advocacia.” Durante o evento são esperados mais de 20 mil participantes de todo o país em uma programação que contará com cerca de 400 palestrantes nacionais e internacionais, distribuídos em 50 painéis, 30 eventos especiais e uma conferência magna. Além da programação técnica, a conferência contará com uma ampla área de exposições, com cerca de 180 estandes, além de espaços voltados ao networking, inovação e desenvolvimento de negócios jurídicos. Reconhecida internacionalmente, a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira entrou para o Guinness World Records após a 24ª edição, realizada em 2023, reunir 22 mil participantes, consolidando-se como o maior evento jurídico do mundo.
- Bruno Reis participa de lançamento do maior evento da advocacia do país
O prefeito Bruno Reis participou, na segunda-feira (18), do lançamento da 25ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, maior evento jurídico do país e considerado o maior encontro da advocacia do mundo, que será realizado em Salvador em 2026. O anúncio foi feito durante Sessão Plenária da OAB realizada no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, e marca o retorno da conferência à cidade após um intervalo de 24 anos. Promovido pelo Conselho Federal da OAB e pela OAB Bahia, o encontro ocorrerá entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), reunindo advogados, juristas, autoridades e especialistas de diversas áreas do país. “Salvador já sediou, em especial nos últimos anos, o Congresso Nacional do Ministério Público, o Encontro Nacional da Magistratura, além de diversos grandes encontros da área da saúde, das mais diversas especialidades da medicina. O Centro de Convenções foi construído com esse propósito, para atrair para as nossas cidades grandes eventos. E aí, no último ato de posse da atual presidente da OAB-BA, Daniela Borges, com a presença do nosso presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, disse que ficaria muito feliz se esse encontro pudesse ocorrer em Salvador. O último foi em Belo Horizonte (MG) e reuniu mais de 22 mil advogados. Então, a expectativa é superar essa marca”, destacou Bruno Reis. A escolha de Salvador para sediar o evento foi confirmada após articulação institucional que contou com apoio da Prefeitura. A candidatura da capital baiana já havia sido defendida anteriormente por representantes da OAB e pelo próprio prefeito, destacando a infraestrutura da cidade, a capacidade de receber grandes encontros e o potencial turístico local. Com o tema “Direito e Tecnologia: O Futuro da Advocacia na Sociedade Digital”, a programação deverá contar com centenas de palestrantes nacionais e internacionais, debates sobre inteligência artificial, transformação digital e novos modelos de atuação profissional.
- Luciano Ribeiro diz que Jerônimo se esconde do debate sobre a Bahia: “Precisa dizer se o candidato é ele ou Rui Costa”
O deputado estadual Luciano Ribeiro (União Brasil) afirmou na segunda-feira (18) que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem se escondido do debate público diante da crise enfrentada pela Bahia em áreas como saúde e segurança pública. O parlamentar disse que Jerônimo “virou um coadjuvante da própria sucessão” e acusou o governador de fugir das discussões sobre os principais problemas do estado. Segundo Luciano Ribeiro, enquanto a população sofre com a fila da regulação, o aumento da violência e a precariedade dos serviços públicos, o governador evita se posicionar e deixa o protagonismo político para o ex-ministro Rui Costa, que, de acordo com o deputado, ainda sonha em ser candidato ao Governo do Estado. “Hoje quem aparece, fala, reage e tenta comandar o debate político é Rui Costa. Jerônimo sumiu. Virou um coadjuvante da própria sucessão. Parece até que Rui continua se comportando como candidato a governador, querendo ocupar o espaço que deveria ser do governador eleito. Jerônimo precisa dizer se o candidato é ele ou Rui Costa”, afirmou. Luciano Ribeiro afirmou ainda que falta postura de liderança ao governador e disse que a população baiana já começa a demonstrar insatisfação com a gestão estadual. “Governar exige coragem para enfrentar crise, dialogar com as pessoas e prestar contas. O governador precisa explicar à população o caos da regulação, a escalada da violência e o abandono em diversas áreas. O que a gente vê hoje é um líder político acuado, escondido e fugindo do debate”, declarou.
- Silva Neto recebe apoio de mais uma secretária de José Ronaldo em Feira de Santana
Ex-prefeito de Araci e pré-candidato a deputado estadual, Silva Neto (Avante) recebeu o apoio da secretária de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana, Aldynei Bastos, conhecida popularmente como Neinha. Trata-se do segundo nome do escalão do prefeito José Ronaldo (União) a declarar apoio ao político. Silva já tinha o apoio do secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Feira, Silvaney Araújo, que foi indicado ao posto pelo próprio ex-prefeito. Neinha, que também já exerceu mandato como vereadora de Feira de Santana, tem uma trajetória marcada pelo trabalho social, pela defesa das mulheres e pela presença constante junto às comunidades. Na última eleição, obteve 4.303 votos, demonstrando sua força política e base sólida na cidade.
- Prefeitura apresenta projeto de lei do Vida Nova para atender 3,8 mil famílias em extrema pobreza
A Prefeitura de Salvador apresentou, nesta segunda-feira (18), o projeto de lei que institui o programa Vida Nova como uma política pública permanente do Município. A iniciativa, voltada à redução das desigualdades sociais e à promoção da autonomia de famílias em situação de vulnerabilidade na capital baiana, estabelece um conjunto de medidas nas áreas de assistência social, saúde, educação, habitação, segurança alimentar e empregabilidade. O foco é alcançar 3,8 mil famílias consideradas mais pobres da cidade. Para o desenvolvimento das ações, a gestão municipal elaborou o Índice de Vulnerabilidade Social de Salvador (IVS), instrumento técnico desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com a finalidade de identificar, classificar e priorizar famílias mais vulneráveis. Durante o lançamento da iniciativa, na sede da Sempre, no Comércio, o prefeito Bruno Reis classificou o Vida Nova como o maior programa social da história da cidade e afirmou que a Prefeitura investirá mais de R$ 60 milhões por ano. “Criamos um índice para identificar quais são as famílias mais pobres da cidade, a partir do cruzamento de várias informações dos cadastros do município, do estado e da União. Serão atendidas de imediato 3,8 mil famílias, que vão usufruir de uma série de benefícios, como receber cartão de auxílio alimentação. Aquelas que moram de aluguel terão aluguel social e melhorias habitacionais pelo programa Morar Melhor. Além disso, serão ofertados cursos profissionalizantes. O objetivo é a progressão social”, afirmou o prefeito. O prefeito destacou que o IVS será um instrumento fundamental para nortear a aplicação do Vida Nova. “Muitas vezes, o poder público não consegue identificar as pessoas que estão em situação de extrema pobreza. Mas, a partir dos investimentos em tecnologia, nós conseguimos mapear essas famílias para fazer políticas públicas mais eficientes para transformar, de verdade, a vida delas”, completou. Índice – O programa Vida Nova é estruturado com base em dados do Cadastro Único e no novo Índice de Vulnerabilidade Social de Salvador (IVS). O estudo considerou quatro dimensões principais para definir o grau de vulnerabilidade: perfil familiar, trabalho e renda, educação e condições de moradia. Entre os critérios avaliados estão desemprego, presença de crianças na primeira infância, pessoas com deficiência, idosos, insegurança alimentar e precariedade habitacional. “Trabalhamos, de fato, para resolver as vulnerabilidades de Salvador, criando caminhos para melhorar a vida das pessoas e encarar a fundo os desafios. Isso mostra que essa gestão é diferenciada, é preparada e corajosa, que desbrava os problemas”, frisou a vice-prefeita Ana Paula Matos. Foram analisadas 272.666 famílias cadastradas no CadÚnico, resultando na seleção inicial de 3.851 mil famílias classificadas como público crítico. O levantamento aponta que 92% dessas famílias vivem em situação de extrema pobreza, sobrevivendo com renda mensal per capita de até R$ 105. Os dados também revelam o perfil social das famílias atendidas. A maioria dos responsáveis familiares é composta por mulheres e população negra, enquanto grande parte dos chefes de família está desempregada ou inserida em ocupações informais. O estudo identificou ainda vulnerabilidades severas ligadas à infância, moradia e acesso a políticas públicas. Segundo o diagnóstico apresentado, 1.821 famílias nunca acessaram a rede de assistência social. O IVS também apontou déficit de infraestrutura básica em parte dos domicílios, incluindo residências sem banheiro, além de índices elevados de analfabetismo entre o público analisado. O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, afirmou que o programa representa um grande passo no combate e superação da pobreza em Salvador. “Nós entendemos que a pobreza não é apenas a ausência de renda. Ela envolve falta de acesso a serviços públicos, segurança alimentar e habitação. Hoje, estamos lançando um programa estruturado, intersetorial, focalizado nas 3,8 mil famílias mais pobres da cidade”, disse. Busca ativa – O programa prevê ainda acompanhamento contínuo das famílias durante dois anos. Para isso, a Prefeitura contará com cerca de 300 agentes do Vida Nova, responsáveis pela busca ativa e visitas domiciliares mensais. “Cada agente irá acompanhar de 10 a 15 famílias, indo de porta em porta todos os meses para garantir que as crianças estejam matriculadas, que os pais retornem para os cursos de qualificação e para a Educação de Jovens e Adultos”, explicou Júnior Magalhães. Ainda segundo o secretário, o programa foi estruturado ao longo de dois anos, com participação de dez secretarias municipais e protocolos específicos para o acompanhamento das famílias.
- Secretaria de Educação de Luís Eduardo Magalhães repudia matéria sobre morte de estudante
A Secretaria Municipal de Educação de Luís Eduardo Magalhães repudia e lamenta profundamente a matéria leviana e desrespeitosa que foi veiculada pelo blog da Rádio Cultura FM, sobre a lamentável situação do falecimento do estudante Jailton da Silva Monteiro, aluno do 9º ano E do Colégio Municipal Ângelo Bosa. A matéria publicada induz ao entendimento de que o acidente teria ocorrido nas dependências da unidade escolar, quando, na verdade, a fatalidade ocorreu na residência do estudante. Diante disso, reforçamos a importância da responsabilidade na divulgação de informações, especialmente em situações tão sensíveis, que envolvem uma família enlutada, estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar. Utilizar um momento de dor da família para fomentar interpretações equivocadas e construir narrativas de cunho político é no mínimo lamentável. Ver uma rádio que deveria prestar um bom serviço comunitário se comportando dessa forma, nos faz questionar a moral de toda uma diretoria. Este é um momento que exige empatia, respeito, prudência e humanidade, jamais a exploração da dor alheia ou a disseminação de informações que possam gerar interpretações distorcidas. Nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e toda a comunidade escolar.














