top of page

Ana Paula Matos ressalta força da liderança feminina e qualificação da gestão em encontro da UPB e Sebrae

Bahia

ree

Durante o encontro promovido pela UPB em parceria com o Sebrae, nesta terça-feira (2), em Salvador, a vice-prefeita Ana Paula Matos destacou a força da liderança feminina na gestão pública e a importância de construir políticas orientadas por dados, diálogo e formação continuada. O evento reuniu prefeitas, prefeitos, gestores públicos e lideranças municipalistas para debater fortalecimento da gestão e participação feminina na política.


Logo na abertura de sua fala, Ana Paula enfatizou a alegria de receber o encontro na capital baiana. “É uma honra enorme, como vice-prefeita de Salvador, recebê-las aqui na nossa cidade, onde está a sede da UPB”, afirmou.


A vice-prefeita dedicou parte de sua participação a refletir sobre os desafios enfrentados por mulheres em posições de comando, especialmente no cotidiano da administração municipal. Ela mencionou situações recorrentes de descredibilização e cobranças adicionais dirigidas a gestoras “por serem mulheres”, destacando, inclusive, as dificuldades que muitas prefeitas e vice-prefeitas enfrentam para deixar suas cidades e participar de espaços formativos devido à autocobrança e às responsabilidades familiares.


Ao tratar da importância da qualificação contínua na gestão pública, Ana Paula defendeu a troca de experiências como mecanismo essencial para aprimorar políticas municipais. “A gente tem que ir para o mundo, falar das nossas políticas públicas e aprender aquilo que precisamos melhorar”, afirmou.


A vice-prefeita também apresentou dados que evidenciam desigualdades estruturais marcadas pela interseccionalidade e pela vulnerabilidade social. Ela lembrou que “a pobreza é feminina e é de mulher negra”, citando números do Cadastro Único que apontam que 77,4% das famílias vulneráveis no Brasil são chefiadas por mulheres, índice que chega a 80% entre famílias com renda per capita de até R$ 218. Em Salvador, ressaltou que 89,9% das mulheres atendidas por serviços especializados de proteção à violência são negras.


Defensora de políticas públicas construídas com base em evidências, Ana Paula mencionou iniciativas realizadas pela gestão soteropolitana em momentos de grande desafio, como o auxílio municipal criado ainda no início da pandemia, antes mesmo da implementação do benefício federal. Encerrando sua participação, reforçou o orgulho de ocupar um dos principais cargos da cidade e o compromisso com uma governança transformadora. “Me orgulho muito de ser mulher, vice-prefeita da minha cidade. Quando existe coerência entre discurso e percurso, quando existe coragem e força, a gente faz com mais amor e vontade de transformar a vida das pessoas”.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2022 por Fabio China

bottom of page