Defesa Civil de Salvador colabora com Porto Alegre na elaboração do Plano de Contingência do Centro Histórico
- Equipe do Blog

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Bahia

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) participou, na terça-feira (2), de uma reunião por videoconferência com representantes da Defesa Civil de Porto Alegre para contribuir com a construção do Plano de Contingência do Centro Histórico da capital gaúcha. A cooperação integra o esforço da Codesal em apoiar a modernização das ações de gestão de risco em outros municípios brasileiros.
Durante o encontro, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, apresentou a experiência de Salvador na elaboração do Plano de Contingência do Centro Histórico, pioneiro no país. Ele relembrou que o processo teve início em 2017, após o incêndio que destruiu o Cine XIV, episódio marcado pela dificuldade de acesso do Corpo de Bombeiros ao local para o combate às chamas.
Concluído em 2023, o plano soteropolitano estabelece procedimentos integrados para respostas a emergências — como desabamentos e incêndios — que possam atingir imóveis da região histórica. O documento articula a atuação de diversos órgãos públicos e instituições parceiras, garantindo maior segurança à população e proteção ao patrimônio. “Trata-se de um instrumento essencial para organizar responsabilidades e assegurar ações rápidas e coordenadas”, destacou Macêdo.
O coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Jr., diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, explicou que uma série de incêndios recentes no Centro Histórico tem exigido esforços significativos do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, a situação reforçou a necessidade de estruturar um plano específico para a área.
“Estamos nos mobilizando para apoiar o Corpo de Bombeiros na formatação de um Plano de Contingência para o Centro Histórico. A experiência da Codesal será fundamental nesse caminho. Já trabalhamos juntos antes, quando criamos o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) de Porto Alegre, inspirado no modelo de Salvador”, afirmou.
O coronel ressaltou ainda a importância de desenvolver um projeto que contemple os casarões de valor histórico, ampliando a prevenção e o cuidado com o patrimônio cultural.
Além de Sosthenes Macedo, participaram da reunião o coordenador de Contingência da Codesal, Francisco Costa Júnior, a subcoordenadora de Áreas de Risco e coordenadora do Projeto Casarões da Defesa Civil de Salvador, engenheira Rita Morais, o coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Jr. o comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, coronel Deoclides da Rosa, além de técnicos de ambos os órgãos.










Comentários