Eurodeputados pedem sanções da UE contra Alexandre de Moraes
- Equipe do Blog

- 31 de jul.
- 1 min de leitura
Brasil

Dezesseis parlamentares do Parlamento Europeu enviaram nesta quarta-feira (30) uma carta à alta representante da União Europeia para Relações Exteriores, Kaja Kallas, pedindo sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e outros juízes da Corte.
A iniciativa foi liderada pelo eurodeputado polonês Dominik Tarczynski, do partido Lei e Justiça. No documento, os parlamentares acusam Moraes de violações de direitos humanos e de agir de forma autoritária, acumulando funções de juiz, promotor e investigador, além de censurar opositores e prender críticos sem o devido processo legal.
Os eurodeputados também afirmam que Moraes conduz um processo “politizado” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de impedi-lo de disputar as eleições de 2026.
A carta foi enviada no mesmo dia em que os Estados Unidos impuseram sanções contra Moraes com base na Lei Magnitsky. Em publicação na rede X, Tarczynski elogiou o ex-presidente Donald Trump pela decisão e pediu que a UE aja com rapidez.










Comentários