Filho e esposa do deputado Binho Galinha voltam a ser presos; parlamentar é procurado
- Equipe do Blog

- 1 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Brasil

Oito pessoas foram presas nesta quarta-feira (1°), em Feira de Santana (BA), durante a operação “Estado Anômico”, que investiga crimes como lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. Entre os presos estão a esposa do deputado estadual Binho Galinha (PRD), Mayana Cerqueira, e o filho, João Guilherme Escolano. Ambos já haviam sido presos em 2023 e soltos em abril de 2024.
Binho Galinha, que é procurado pela polícia, foi denunciado em fevereiro pelo Ministério Público da Bahia como líder de uma organização criminosa que atua há mais de 10 anos na região de Feira de Santana. Segundo a PF, mesmo sob medidas cautelares, ele continuou liderando o grupo por meio de empresas de fachada e “laranjas”.
A operação cumpre 18 mandados de busca e apreensão em Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Salvador. Também foram bloqueados R$ 9 milhões em contas dos investigados, e uma empresa teve atividades suspensas.
João Guilherme, filho do deputado, teria começado a movimentar dinheiro ilícito ainda menor de idade, repassando cerca de R$ 474 mil ao pai. Já Mayana apresentou movimentações financeiras incompatíveis com sua renda, segundo a Receita Federal.
A operação mobilizou 100 policiais federais, além de auditores e analistas da Receita. As penas dos envolvidos podem ultrapassar 50 anos de prisão. A PF afirma que as investigações continuam.










Comentários