top of page

Haddad propõe que Banco Central fiscalize fundos de investimento

Brasil


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (19) que apresentou ao governo uma proposta para ampliar o poder de fiscalização do Banco Central, incluindo os fundos de investimento — hoje supervisionados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Segundo ele, há uma intersecção relevante entre fundos e o sistema financeiro, com impactos inclusive na contabilidade pública, o que justificaria concentrar a supervisão no BC, a exemplo do que ocorre em países desenvolvidos.


Haddad citou operações recentes da Polícia Federal que apontam o uso de fundos em esquemas fraudulentos, como o caso envolvendo o Banco Master e a Reag Investimentos. Na semana passada, o Banco Central decretou a liquidação da Reag, suspeita de administrar fundos ligados a um esquema de ciranda financeira para ocultar beneficiários finais, com prejuízos que podem superar R$ 11 bilhões.


Durante a entrevista, o ministro também elogiou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacando sua atuação no caso do Banco Master. Haddad afirmou que Galípolo herdou problemas de gestões anteriores e tem conduzido a solução “com responsabilidade e competência”.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2022 por Fabio China

bottom of page