Presidente do TCE/BA é homenageado com a Comenda 2 de Julho
- Equipe do Blog

- 19 de set.
- 4 min de leitura
Bahia

“Uma vida inteira dedicada ao serviço público, à ética, à modernização das instituições e ao desenvolvimento da Bahia”. Foi assim que a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos, definiu a trajetória do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, ao conceder-lhe a Comenda 2 de Julho, maior honraria do Parlamento baiano, em sessão solene realizada nesta quinta-feira (18). Ao chegar ao prédio da Alba, o presidente do TCE foi recebido por um grupo de autoridades e amigos, no ritmo do samba reggae, executado pelo grupo musical Yayá Muchima, que é composto apenas por mulheres.
A Comenda 2 de Julho foi entregue ao presidente do TCE/BA pelo deputado proponente da homenagem, Marcelo Veiga, pelo conselheiro aposentado do TCE/BA, Antonio Honorato, e pelo empresário Luís Eduardo Magalhães Filho, simbolizando o reconhecimento de gerações de parlamentares e servidores à trajetória de Presidio.
A entrada do homenageado no Plenário Orlando Spínola, conduzido por uma comissão de deputados estaduais — Cláudia Oliveira (PSD), Luciano Simões (União Brasil), Penalva (PDT), Rosemberg Pinto (PT), Sandro Régis (União Brasil), Tiago Correia (PSDB) e Vitor Azevedo (PL) —, ao som da canção Maior, de Dani Black, foi um dos momentos de forte emoção na sessão especial. Recebido de pé pelo público que lotava o espaço e as galerias da Casa, o conselheiro foi ovacionado por familiares, amigos, servidores, deputados e secretários estaduais, além de autoridades dos três poderes, como o vice-governador, Geraldo Júnior, o prefeito de Salvador, Bruno Reis e pelo procurador-geral de Justiça, Pedro Maia.
A família do homenageado foi representada pela mulher, Alice Macedo, a filha, Nicole, as enteadas Valentina e Elisa, a irmã, Fernanda, e o irmão Jorge Augusto, e mais Luís Fernando Neubert (cunhado), Georg Ehrensperger (tio), Meire (tia), Olivia Barros Corrêa (tia), Hercélio Corrêa (tio), Anamaria Barros Almeida (tia), Sosthenes Macedo (cunhado), Karina Macedo (cunhada) e Sosthenes Macedo Filho (sobrinho). Também estiveram presentes à cerimônia os conselheiros do TCE/BA Inaldo Araújo, João Bonfim e Gildásio Penedo Filho.
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Marcelo Veiga e aprovada por unanimidade pela Casa. Ao fazer o discurso inicial da solenidade, a presidente da Alba destacou a importância da história de vida do homenageado. “Cada função que assumiu foi uma lição, um aprendizado que o moldou como profissional e como cidadão comprometido com o serviço público. Foram mais de três décadas de contribuição a esta Casa, incluindo 18 anos de liderança à frente da Superintendência de Administração e Finanças, conduzindo transformações silenciosas, mas profundas, que deixaram marcas na história desta instituição”.
Em seguida, Ivana Bastos acrescentou: “Hoje, conduz o TCE, em seu segundo mandato como presidente, liderando uma instituição cada vez mais moderna, eficiente e próxima da sociedade. A entrega da Comenda 2 de Julho simboliza o reconhecimento a uma vida marcada por lutas e conquistas, assim como a data que celebra a independência da Bahia”.
Num pronunciamento de linha muito afetiva, o deputado Marcelo Veiga também ressaltou a trajetória do conselheiro, mas destacando laços pessoais e profissionais, que o unem ao presidente do TCE/BA. “Marcus é exemplo de perseverança. Entrou nesta Casa muito jovem e cresceu com trabalho, respeito e dedicação até se tornar presidente do Tribunal de Contas. É meu irmão espiritual, um conselheiro de vida pessoal, político e profissional. Quem conhece Marcus sabe da sua dedicação, não apenas às funções que desempenha, mas às pessoas que o cercam. Ele atende quem precisa, pensa nas melhorias físicas e estruturais, mas também na qualificação dos servidores. Tenho certeza de que sua trajetória inspira todos que conhecem sua história”, declarou o proponente da comenda.
Ao agradecer a honraria, Marcus Presidio ressaltou que recebia a comenda como um incentivo para continuar servindo à Bahia. Ele afirmou que a homenagem distinguia não apenas a sua trajetória pessoal, mas também o trabalho coletivo realizado no TCE, complementando: “Esta comenda me estimula a seguir trabalhando em defesa da transparência, da responsabilidade na aplicação dos recursos e da aproximação do Tribunal de Contas com a sociedade baiana”.
O presidente do TCE/BA também destacou a importância de valorizar os servidores do Tribunal de Contas, que, segundo ele, são “o verdadeiro alicerce de todas as conquistas da instituição”. O presidente lembrou que cada resultado alcançado pelo TCE “é fruto de uma equipe comprometida e altamente qualificada, que coloca o interesse público acima de tudo”.
Em tom emocionado, o conselheiro fez referência à própria história de vida e disse que a homenagem representava a superação de muitos desafios. “Venho de uma origem simples e aprendi desde cedo que o caminho é feito com trabalho, dedicação e honestidade. Se hoje chego até aqui, é porque tive ao meu lado pessoas que acreditaram em mim e compartilharam dessa caminhada”, reconheceu Marcus Presidio.
HOMENAGENS
O governador Jerônimo Rodrigues, em agenda oficial em Brasília, enviou mensagem em vídeo exibida durante a sessão, parabenizando Marcus Presidio pela homenagem: “Isso é um prêmio, é o reconhecimento do que o TCE faz e do seu trabalho em prol dos recursos públicos da Bahia. Parabéns a você, à sua família e também à Assembleia Legislativa por essa honraria máxima concedida a quem tanto contribui com o nosso Estado”, disse o governador.
Já o fundador da Cidade da Luz, José Medrado, amigo pessoal do conselheiro-presidente, também foi chamado para se pronunciar e emocionou a todos, lembrando suas relações pessoais com a família, especialmente com a mãe de Marcus Presidio: “Ter a amizade de Marcus Presidio é uma honra. Sua trajetória é reconhecida, mas quero destacar a força de sua mãe, Suzana, que ajudou a moldar seu caráter desde cedo. Sem dúvida, ela estaria hoje orgulhosa ao vê-lo receber esta comenda”.










Comentários