Trump propõe conversa com Lula após encontro na ONU
- Equipe do Blog

- 24 de set.
- 1 min de leitura
Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma conversa na próxima semana. A sugestão foi feita durante um breve e não programado encontro entre os dois na sede da ONU, em Nova York, onde participam da 80ª Assembleia Geral da entidade.
Segundo o Palácio do Planalto, o encontro foi rápido e cordial. A proposta partiu de Trump e foi imediatamente aceita por Lula. Os detalhes da conversa ainda estão sendo definidos, e não há confirmação se será presencial ou por telefone.
Em seu discurso na Assembleia, Trump comentou o encontro: “Nos abraçamos. Concordamos em nos encontrar na próxima semana. Foi rápido, mas houve uma química excelente”. Ele elogiou Lula e disse que o Brasil pode "se dar bem" com os EUA, caso atuem em conjunto. “Sem a gente, eles vão falhar como outros falharam”, afirmou.
As declarações surpreenderam, já que ocorrem em meio a uma crise diplomática. Desde julho, os EUA vêm impondo sanções e tarifas contra o Brasil, além de críticas a decisões do Judiciário brasileiro.
Em seu discurso de abertura da Assembleia, Lula evitou mencionar o encontro com Trump e criticou sanções unilaterais e intervenções arbitrárias, em referência à postura dos EUA no cenário internacional.










Comentários