top of page

Hamas liberta últimos reféns israelenses em acordo que põe fim a dois anos de guerra em Gaza

Mundo

ree

O Hamas libertou nesta segunda-feira (13) os últimos 20 reféns israelenses sobreviventes, em cumprimento ao acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos. A medida marca um possível fim para dois anos de guerra devastadora em Gaza.


O presidente norte-americano, Donald Trump, celebrou o momento como “o amanhecer histórico de um novo Oriente Médio”. As Forças Armadas israelenses confirmaram a recepção de todos os reféns vivos, o que gerou comemorações em Tel Aviv. Em contrapartida, ônibus com palestinos libertados de prisões israelenses chegaram a Gaza, segundo autoridades locais.


O cessar-fogo faz parte da primeira fase de um acordo firmado em Sharm el-Sheikh, no Egito, onde ocorre hoje uma cúpula com mais de 20 líderes mundiais para discutir o plano de paz de 20 pontos proposto por Trump.


O conflito começou em 7 de outubro de 2023, com o ataque do Hamas que matou cerca de 1.200 pessoas e fez 251 reféns. Desde então, a ofensiva israelense em Gaza deixou mais de 67 mil mortos, conforme autoridades palestinas.


Apesar do clima de alívio, analistas alertam que ainda há grandes desafios para consolidar uma paz duradoura entre israelenses e palestinos.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2022 por Fabio China

bottom of page