top of page

Vorcaro e ex-presidente do BRB se contradizem durante acareação

Brasil


O banqueiro Daniel Vorcaro e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, entraram em contradição durante acareação realizada pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 30 de dezembro do ano passado. A oitiva foi determinada pelo ministro Dias Toffoli, relator do inquérito que investiga fraudes no Banco Master e a tentativa de venda de ativos ao BRB.


Vorcaro afirmou que as carteiras de crédito da empresa Tirreno, ligada ao Banco Master, eram formadas por investimentos de terceiros e que essa condição teria sido informada ao BRB durante as negociações. Já Paulo Henrique Costa disse ter entendido que os créditos eram próprios do Master, que os teria recomprado de terceiros para revendê-los ao BRB.


Segundo a PF, a Tirreno funcionava como uma empresa de fachada para simular operações de compra e venda de créditos. Em dezembro, Toffoli decidiu que o inquérito seguirá no Supremo Tribunal Federal (STF) devido à citação de um deputado federal, que possui foro privilegiado.


Em novembro de 2025, Vorcaro e outros investigados foram alvos da Operação Compliance Zero, que apura a concessão de créditos falsos pelo Banco Master. As fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões. Diante dos indícios, o Banco Central determinou a liquidação da instituição.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2022 por Fabio China

bottom of page