Câmara rejeita cassação da deputada Carla Zambelli
- Equipe do Blog

- há 9 horas
- 1 min de leitura
Brasil

A Câmara dos Deputados rejeitou a cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Foram 227 votos a favor da perda do mandato e 110 contra, além de 10 abstenções — abaixo dos 257 votos necessários. Com isso, o processo é arquivado.
Zambelli foi condenada definitivamente pelo STF a 10 anos de prisão por participação nas invasões aos sistemas do CNJ e está presa na Itália, enquanto o Supremo aguarda sua extradição.
A CCJ havia aprovado parecer do deputado Claudio Cajado (PP-BA) pela cassação, alegando que o regime fechado é incompatível com o exercício do mandato. Ele citou precedente do STF no caso do ex-deputado Nelson Meurer.
A relatoria inicial, de Diego Garcia (Republicanos-PR), defendia a manutenção do mandato, argumentando falta de provas diretas contra Zambelli e inconsistências nos depoimentos de Walter Delgatti.
A defesa classificou as provas como frágeis e disse que a deputada busca manter o mandato para demonstrar dignidade às autoridades italianas.
Parlamentares divergiram sobre a forma de decidir a cassação: enquanto nomes como Jandira Feghali (PCdoB-RJ) defenderam que a perda deveria ter sido declarada administrativamente, aliados do PL argumentaram que a Mesa poderia cassá-la futuramente por faltas. A oposição interna ao partido, representada por Chris Tonietto (PL-RJ), cobrou que a decisão fosse do plenário.










Comentários