top of page

Lula se reuniu com Vorcaro no Planalto fora da agenda no final de 2024

Brasil


O presidente Lula (PT) se reuniu com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, no Palácio do Planalto em dezembro de 2024. O encontro não constou na agenda oficial e não estava programado, segundo interlocutores do governo. A reunião foi revelada pelo portal Metrópoles e confirmada pelo UOL. A Secom não comentou.


Vorcaro foi levado ao Planalto pelo ex-ministro Guido Mantega, acompanhado do ex-sócio do banco Augusto Lima. Antes de falar com Lula, eles se reuniram com Marco Aurélio Ribeiro, chefe do gabinete pessoal do presidente. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que assumiria o cargo em janeiro de 2025, também participou do encontro. O BC não se pronunciou.


Segundo relatos, Vorcaro tratou da situação do banco e do mercado. Lula teria afirmado que qualquer assunto relacionado à instituição deveria ser tratado tecnicamente pelo Banco Central e que não interferiria no caso. Apesar disso, o presidente tem demonstrado insatisfação, em conversas reservadas, com a condução do processo pelo ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF.


Investigações apontam que o Banco Master vendeu R$ 12,2 bilhões em carteiras inexistentes ao BRB, numa tentativa de evitar a quebra do banco. O rombo no BRB é estimado em R$ 4 bilhões. O Banco Master foi liquidado pelo Banco Central em 18 de novembro, e a Polícia Federal investiga o caso, tendo intimado ex-executivos das instituições envolvidas.


Na semana passada, Lula criticou publicamente defensores de Vorcaro, afirmando que o banqueiro teria causado um prejuízo bilionário ao sistema financeiro e que o custo acabaria recaindo sobre bancos públicos e privados.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2022 por Fabio China

bottom of page