Delcy Rodríguez toma posse como presidente interina da Venezuela
- Equipe do Blog

- 6 de jan.
- 1 min de leitura
Mundo

A vice-presidente Delcy Rodríguez tomou posse na segunda-feira (5) como presidente interina da Venezuela, após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos no sábado (3). A cerimônia ocorreu na Assembleia Nacional, após indicação do Supremo Tribunal de Justiça, que definiu um mandato interino renovável de 90 dias.
Em discurso, Delcy afirmou assumir o cargo “com tristeza” pelo que classificou como o sequestro de Maduro e de sua esposa, e disse governar em nome do povo venezuelano. O Exército e a Assembleia Nacional reconheceram sua autoridade como chefe de Estado.
No sábado, os Estados Unidos realizaram uma operação militar em território venezuelano e anunciaram que irão administrar o país até a conclusão de uma transição de poder. Delcy Rodríguez, primeira mulher a chefiar o Executivo venezuelano, condenou a ação, exigiu a libertação de Maduro e reafirmou que ele é “o único presidente da Venezuela”.
A ofensiva dos EUA provocou reações divergentes na comunidade internacional, entre críticas à intervenção e apoio à queda de Maduro.










Comentários