top of page

Em Seul, Lula anuncia acordos comerciais com a Coreia do Sul

Brasil


Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Lee Jae-myung anunciaram nesta segunda-feira (23), em Seul, a elevação das relações entre Brasil e Coreia do Sul ao nível de Parceria Estratégica. O acordo inclui iniciativas nas áreas de agricultura, tecnologia, medicamentos, além da ampliação do intercâmbio cultural e educacional e do comércio bilateral.


Após visita à Índia, Lula se reuniu com o presidente sul-coreano e destacou o compromisso dos dois países com a democracia e a soberania popular diante de cenários de extremismo e desinformação. Segundo ele, o novo Plano de Ação prevê medidas concretas para os próximos três anos.


O presidente brasileiro ressaltou que o Brasil é o principal destino dos investimentos coreanos na América Latina e que a Coreia do Sul é o quarto parceiro comercial brasileiro na Ásia, com intercâmbio de US$ 11 bilhões. Ele também apontou oportunidades de cooperação em transição energética, minerais críticos, semicondutores e inteligência artificial.


Entre os acordos firmados estão um Acordo-Quadro de Integração Comercial e Produtiva, para facilitar o comércio e harmonizar regras, e um memorando para ampliar a cooperação financeira. Na área da saúde, os entendimentos incluem produção de medicamentos e vacinas, pesquisa em diagnóstico, genômica e saúde digital.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2022 por Fabio China

bottom of page