top of page

Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Brasil


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado instalou na quarta-feira (4) uma subcomissão para acompanhar as investigações sobre o Banco Master, suspeito de envolvimento em fraudes que podem chegar a R$ 17 bilhões. O colegiado terá 13 membros e será coordenado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que classificou o caso como a maior fraude bancária da história do país.


Segundo Renan, a chamada Comissão do Banco Master atuará de forma complementar às propostas de CPIs em tramitação no Congresso, ressaltando que cabe à CAE a fiscalização do sistema financeiro. Ele afirmou que não haverá retaliações, mas também não haverá omissão em caso de responsabilizações.


A subcomissão poderá propor a quebra de sigilos bancário e telefônico, realizar diligências, visitar autoridades e convocar investigados e testemunhas, desde que com aprovação do plenário do Senado. Renan também informou que pretende encaminhar questionamentos por escrito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre eventual reunião com o empresário Daniel Vorcaro, dono do banco.


Outro foco será a atuação do Banco Central. A comissão deve se reunir com o presidente da instituição, Gabriel Galípolo, para discutir a demora na liquidação do Banco Master. Também será investigada a tentativa de venda do banco ao Banco Regional de Brasília (BRB), instituição ligada ao governo do Distrito Federal.


Renan ainda acusou lideranças parlamentares de pressionarem o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Banco Central para reverter a liquidação do banco, citando tentativas de ampliar o valor coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).


Paralelamente, seguem em tramitação pedidos de CPI e CPMI sobre o caso. A oposição protocolou um pedido de CPMI com apoio suficiente de deputados e senadores, enquanto o PT anunciou que apoiará outras iniciativas de investigação, mas não a proposta apresentada pelo PL, que, segundo o partido, teria viés político.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2022 por Fabio China

bottom of page