Tornados simultâneos no Sul surpreenderam meteorologistas
- Equipe do Blog

- 11 de nov.
- 1 min de leitura
Brasil

Tornados registrados no Paraná e em Santa Catarina na última sexta-feira (8) são considerados inéditos no Brasil, apesar de fenômenos semelhantes já ocorrerem no Sul. O episódio, que coincidiu com a realização da COP30 em Belém, envolveu ao menos seis tornados formados quase simultaneamente, atingindo Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava (PR), e Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes (SC).
Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, tornados não são incomuns na região, mas a intensidade e a ocorrência de vários eventos em curto espaço de tempo não tinham precedentes nos 32 anos do órgão. Ele ressalta que a urbanização e o avanço tecnológico têm facilitado a detecção desses fenômenos.
O Inmet informou que a instabilidade atmosférica foi intensificada por um ciclone extratropical que avançou do Rio Grande do Sul para o oceano, antecedendo uma frente fria. O instituto destaca que a confirmação dos tornados depende de análises posteriores, já que fenômenos de pequena escala exigem inspeções técnicas para diferenciar danos causados por outros tipos de ventos fortes.










Comentários